Análise Samsung Book E30: Vale a pena?

A Samsung lançou no Brasil o Book E30, seu mais recente notebook intermediário de entrada que substitui o Essentials E30, que é um sucesso de vendas no mercado brasileiro. O novo modelo da fabricante sul-coreana chega com visual totalmente redesenhado e moderno, com linhas mais finas e melhor aproveitamento da carroceria, além de uma ficha técnica mais “atualizada”.

O Book E30 possui um processador i3 de 10ª geração e mantém a tela de resolução Full HD, que foi o que tornou seu antecessor tão famoso. No entanto, o restante de sua folha de especificações ainda é um dispositivo básico, portanto, é para os usuários com uso mais fácil.

Quer saber mais sobre o E30 Book? Confira a revisão com base em sua ficha técnica que o manual de compras preparou.

Design

Entre as mudanças que a Samsung adotou em sua nova linha de notebooks, temos o design que foi totalmente redesenhado. A fabricante sul-coreana também seguiu a tendência que está se espalhando nos lançamentos que é a redução de bordas e maior aproveitamento de espaço, o que resulta em notebooks menores e mais finos. A empresa não divulga qual é o material de construção do Samsung Book E30, mas espera-se que tenha um acabamento todo em plástico.

(Foto: Divulgação/Samsung)

É um notebook mais “quadrado”, com formato mais geométrico, diferente do seu antecessor que era cheio de bordas arredondadas. O Book E30, e está disponível em duas cores: branco ou prata.

Na parte traseira tem acesso rápido aos compartimentos de memória RAM e HD, o que facilita a troca de componentes ou upgrade. As saídas de áudio também estão na parte inferior, o que pode ser um problema, pois o áudio pode ser facilmente silenciado de qualquer superfície

(Foto: Divulgação/Samsung)

Internamente il Book E30 ha un look molto elegante e minimalista, senza alcun dettaglio. I colori del corpo si estendono anche qui, con lo schermo dai bordi sottili e in nero, per dare contrasto.

Tutte le sue porte e connessioni sono sui lati, essendo un ingresso HDMI, una USB-C, una USB 3.0, una USB 2.0, un ingresso cavo internet (RJ-45), una combo audio (cuffie e microfono) e il tanto amato lettore di schede microSD. Passando alle connessioni wireless, il Book E30 dispone di Wi-Fi e Bluetooth 5.0, che assicura una connessione veloce con meno latenza ai dispositivi wireless.

(Foto: Divulgação/Samsung)

Tela

Quem conhece o Essentials E30 sabe que seu verdadeiro triunfo sobre seus concorrentes é ter uma tela com qualidade Full HD, mesmo sendo um notebook mais básico. A Samsung não deixou isso escapar de seu sucessor, que também possui uma tela de 15,6 polegadas de alta resolução e uma experiência mais imersiva por ter limites menores.

(Foto: Divulgação/Samsung)

A fabricante não informa qual painel é utilizado, mas ressalta que o Book E30 oferece vídeos com mais cores, brilho e contraste. Assim como seu antecessor, esse aparelho se torna uma ótima opção de compra para aquelas pessoas que assistem constantemente a vídeos e filmes no computador.

Teclado, touchpad e som

As teclas do Book E30 são 10% maiores que seus antecessores, mas ainda finas segundo a Samsung, que também destaca a construção em material “ultra-resistente”. É padrão ABNT2 e possui teclado numérico dedicado, o que é bastante útil para quem usa números constantemente, seja para trabalho ou estudo. A boa notícia aqui é que o botão liga/desliga não está integrado ao teclado, o que evita problemas no futuro.

(Foto: Divulgação/Samsung)

O touchpad fica bem “camuflado” no corpo do aparelho, adotando a mesma pintura e sem nenhum recurso que o diferencie da concorrência. A empresa não detalha suas características, por isso é provável que siga o padrão, contando com o clique mecânico do toque e suporte para multigestos do Windows.

(Foto: Divulgação/Samsung)

Assim como o touchpad, o som não recebe destaque aqui, o que é compreensível afinal esse notebook é um modelo mais básico. Possui dois alto-falantes de 1,5W cada e tecnologia SoundAlive para melhorar a qualidade do áudio. A desvantagem é que eles estão localizados na parte inferior do aparelho, então o som pode ser facilmente abafado mesmo ao colocar o notebook sobre uma mesa.

Hardware e desempenho

Outra novidade na nova linha de notebooks da Samsung é a adição de processadores de 10ª geração. O Book E30 tem um i3-10110U, um modelo mais simples que é dual-core e tem 2,10 GHz, podendo ir até 4,10 GHz com a tecnologia turbo da empresa. É um processador para realizar tarefas básicas, voltado para aqueles consumidores que procuram um notebook para navegar na internet, usar e-mail, editores de texto ou até mesmo para assistir séries e filmes.

(Foto: Divulgação/Samsung)

Este notebook possui apenas 4Gb de RAM, quantidade considerada pouco hoje em dia, mesmo nas tarefas mais básicas. A Samsung informa que possui 2 slots, sendo um ocupado por essa memória, mas não especifica a quantidade máxima de RAM que ela suporta, mas é provável que siga o formato de outros notebooks e aceite até 20GB.

Se você planeja atualizar, entre em contato primeiro com o fabricante para confirmar o que o notebook suporta.

Para armazenamento interno, o Book E30 possui um disco rígido de 1 TB, que é padrão na maioria dos notebooks básicos. O espaço é suficiente para a maioria dos usuários, mas o maior problema é o uso do HD, que deixa o computador mais lento devido às baixas velocidades de leitura e gravação.

Nossa recomendação é instalar um SSD, e o Samsung Book E30 está pronto para receber essa adição, pois possui um slot M.2 dedicado, para que você possa fazer uso de armazenamento híbrido, utilizando o SSD para o sistema operacional. e permitindo que o HD salve arquivos pessoais como documentos, fotos, vídeos e outras coisas.

Bateria

A bateria do Samsung Book E30 é de 43 Wh, mas a empresa não informa em seu anúncio qual a duração média que atinge. Em comparação, o Essentials E30 tem uma duração de bateria de 6 horas, aproximadamente, isso com uma bateria de 40 Wh e um processador i3 de 7ª geração. Como os processadores de 10ª geração são mais baratos, espera-se que o novo notebook tenha ainda mais autonomia de bateria do que seu antecessor.

Extras

A Samsung destaca a facilidade de conectar o notebook com o celular para diversas interações. Por meio do aplicativo Samsung Flow, você pode visualizar a tela do seu celular ou tablet em seu notebook, interagir com alguns aplicativos e ainda receber notificações diretamente no seu computador. Além disso, você pode começar a escrever uma mensagem no seu computador e terminar no seu celular, ou vice-versa.

A empresa destaca ainda que suas configurações de Wi-Fi já estão preparadas para conectar o notebook com smart TVs de forma rápida e fácil, tudo para criar um “ecossistema tecnológico”.

(Foto: Divulgação/Samsung)

Conclusão: o Samsung Book E30 vale a pena?

O Samsung Book E30 é uma versão atualizada do Essentials E30 em todos os sentidos, e faz isso com maestria! Ele tem um design mais moderno, um processador de última geração e manteve a tela Full HD que foi o sucesso de seu antecessor. No entanto, acabou chegando ao mercado em um momento em que todos os eletrônicos e afins estão caros devido à crise global, e isso afetou seu preço.

Ele pode ser encontrado por até R$ 3.279 em lojas de eletrônicos, o que é bastante alto considerando toda a sua configuração. Desde que o preço não caia um pouco, o consumidor é aconselhado a esperar ou investir em modelos de última geração, pois por esse valor pode-se encontrar notebooks que possuem uma configuração mais potente, mesmo que não sejam de última geração.

Similar Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.