Review: Monitor BenQ Zowie XL2430

Para quem procura o mais alto nível de desempenho em jogos, um monitor de 144Hz é essencial, com isso em mente, a BenQ lançou o Zowie XL2430 há alguns anos. O nome pode soar estranho, mas se você gosta de acompanhar as ligas, principalmente CS:GO, com certeza já viu um modelo muito parecido com esse usado por jogadores profissionais.

O Zowie XL2430 está prestes a completar três anos de lançamento, mas ainda supera muitos modelos atuais. Com 144hz de taxa de atualização, 1ms de tempo de resposta e vários recursos interessantes, esse monitor continua conquistando o coração de gamers profissionais e entusiastas, e com a popularização de configurações desse nível, seu preço está ficando bem bacana.

Vale a pena investir neste monitor? Leia para saber mais!

Zowie XL2430: Design e acabamento

Em termos de design, não há muito o que comentar sobre este monitor. Tem um visual muito simples, mas bonito, com uma cor preta fosca que é muito durável. As bordas da tela são pequenas e os detalhes que ela possui estão em vermelho, detalhes que são muito úteis! Isso porque possui marcações de ajuste, tanto em altura quanto em sua base, para que você saiba exatamente qual ajuste está usando.

Seu suporte é feito de metal e possui uma pequena alça para facilitar o transporte do aparelho. Na parte inferior do suporte há um furo para passar os fios, mantendo tudo organizado. Você pode ajustar o monitor em até 14 níveis diferentes de altura, bem como diferentes ângulos para cima ou para baixo. Você encontrará um logotipo gigante da Zowie na parte de trás.

Na lateral tem um pequeno botão vermelho que ao ser pressionado vira um suporte para fone de ouvido. Logo abaixo temos duas portas USB 3.0 e saídas de áudio.

Você terá um pequeno switch em sua base chamado de “S Switch Arc”, que é usado para navegar pelas configurações do monitor, basicamente substituindo os botões do próprio dispositivo (que ainda estão presentes).

Essa opção possui um botão de rolagem semelhante a um mouse, o que facilita a navegação pelas configurações. Além disso, possui uma memória interna capaz de armazenar os perfis criados pelo usuário, e então fazer a troca destes com um simples toque nos botões. Uma característica desta memória interna é que se você for a algum lugar que tenha um monitor do mesmo modelo, você só pode carregar este switch com você e carregar todas as suas configurações nele. A base já possui um pequeno círculo para encaixar o Arc S, mas você não precisa necessariamente usá-lo ali, na verdade, você também precisa mantê-lo conectado.

Zowie XL2430: Tela 

O XL2430 possui tela de 24 polegadas com resolução Full HD e painel TN. Esse tipo de painel é o mais utilizado para monitores de jogos, pois possui melhor desempenho e pode fornecer taxas de saída mais rápidas. Como desvantagem, eles têm contraste desigual e cores que ficam embaçadas ao olhar a imagem de outros ângulos, o que não acontece em outros tipos de painéis.

Apesar disso, a imagem deste dispositivo é muito boa e possui configurações diferentes para se adequar ao seu uso. Recomenda-se configurar as cores, taxa de brilho, contraste e outras opções pelo menos uma vez, pois o perfil que vem de fábrica não é muito bonito e possui cores super saturadas. A qualidade da imagem é mais que suficiente para a maioria dos gamers, exceto para aqueles que querem jogar em resoluções superiores a Full HD.

Uma característica muito importante que está presente neste modelo é a redução dos raios azuis. Esses raios são os principais culpados pela fadiga ocular, então com o filtro benQ você pode ficar mais tempo na frente da tela sem sentir nenhum tipo de desconforto ou dor de cabeça.

Zowie XL2430: Desempenho em jogos

Como dissemos antes, o XL2430 foi produzido para alto desempenho em jogos e consegue isso com certa facilidade, começando pela sua taxa de atualização que é de 144Hz. Isso torna as imagens mais suaves e você sente que o jogo flui mais “naturalmente”. Usar um monitor de 144Hz é praticamente um acéfalo, especialmente ao tentar usar um modelo com uma taxa de atualização mais baixa. A fluidez de que falamos não se reflete apenas nos jogos, você também pode sentir a diferença nas tarefas comuns no próprio Windows.

Outro ponto importante deste modelo é o seu tempo de resposta, que é de apenas 1ms (talvez não literalmente, mas chega bem perto e é isso que a empresa anuncia). No geral, o desempenho dos jogos é ótimo e explica por que é um monitor tão popular entre os gamers, mas tem uma desvantagem que pode incomodar alguns entusiastas: sem nenhum tipo de tecnologia de sincronização monitor-gráfico, como G-Sync ou FreeSync. Essas tecnologias fazem o dispositivo funcionar em conjunto com a placa de vídeo para deixar quadros constantes e evitar oscilações. Talvez o motivo da falta de funcionalidade seja a época de seu lançamento, mas a falta dessa tecnologia está aí como um ponto muito negativo desse aparelho.

Este monitor também possui a função black eQualizer, que aumenta a visibilidade e os detalhes em cenas escuras, sem sobrepor as áreas claras.

Um de seus maiores pontos fortes é a quantidade de configurações que podem ser feitas e salvas em perfis personalizados, fazendo com que o jogador consiga tirar o máximo proveito de diversos jogos. Possui um carregador de modo de jogo, onde você pode carregar presets feitos por jogadores profissionais. Você conhece seu ídolo de CS:GO? Ele pode ter sua configuração disponível para download!

Zowie XL2430: Conclusão

Apesar de ter sido lançado há três anos, o XL2430 ainda faz seu trabalho! Uma tela de 24 polegadas está lá na categoria “ideal” para gamers, e sua qualidade é ótima! As limitações do painel TN pouco importam para o público-alvo deste monitor, que busca desempenho de alto nível em seus jogos e o encontra aqui. A taxa de atualização é alta o suficiente para proporcionar uma excelente experiência de jogo e o tempo de resposta é um fator com o qual você não precisa se preocupar. Além disso, a quantidade de ajustes e configurações na própria tela tornam este modelo uma opção bastante versátil para todos os gamers.

Embora o Switch ARC S seja um diferencial muito interessante não é algo totalmente necessário, mas se estiver disponível porque não aproveitar ao máximo o recurso. Não é assim? Como mencionado na seção de desempenho do jogo, o único recurso que estava faltando era alguma tecnologia de sincronização com a placa de vídeo, mas isso não tornará sua jogabilidade ruim, digamos que poderia ser melhor (visivelmente melhor).

Zowie XL2430: Especificações Técnicas

  • Tamanho da tela :: 24 polegadas
  • Tipo de tela: In Plane Switching (TN)
  • Resolução: 2560 x 1080 (Full HD)
  • Proporção: 16: 9
  • Tempo decorrido: 1 ms
  • Taxa de atualização: 144Hz
  • Contraste: 1000: 1
  • Brilho: 350 cd/m
  • Alto-falantes: Não
  • Base ajustável: Sim
  • Compatível com montagens VESA: Sim
  • Portas: 2x HDMI 1.4, 1x DisplayPort 1.2, 1x DVI-D, 2x USB 3.0 e 2x 3.5mm Audio Jack
  • Compatibilidade: Mac e Windows
  • Peso: 6,8 kg (com base)
  • Dimensões: 52cm “x 56,8cm x 19,9cm (largura x altura x profundidade)

Se o XL2430 ainda não é o que você procura, confira nossa lista de monitores de jogos onde temos mais sugestões. Para aqueles que precisam de dinheiro, também preparamos algumas dicas de monitores boas e baratas, além de um artigo focado apenas em boas opções para o trabalho.

Similar Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.