Análise: Qbex K131

Você precisa de um notebook bem “básico” para aquelas tarefas super básicas como navegar na internet, assistir um filme no final de semana ou até mesmo usar programas leves como editores de texto e outros? O Qbex K131 é uma ótima opção e tem um ótimo preço, por isso será o foco de nossa análise desta vez.

O K131 tem uma ficha técnica bem básica, com processador dual-core e apenas 2GB de RAM, mas os destaques são sua tela Full HD e armazenamento SSD, o que faz uma grande diferença em seu desempenho. Quer saber mais sobre este caderno? Confira abaixo sua ficha técnica e, logo em seguida, nossa análise.

Design

O Qbex K131 é um modelo muito simples, por isso possui um design muito simples, focado em oferecer um aparelho compacto, pequeno e discreto. É vendido nas cores cinza e branco, que são predominantes em todas as suas molduras. Sua construção é toda em plástico rígido, que segundo o fabricante, oferece resistência e durabilidade.

(Foto: Reprodução/Qbex)

Por ser um notebook menor que o convencional, o Qbex K131 se torna uma ótima opção para os estudantes, pois é muito fácil de levar para qualquer lugar, pois tem apenas 1,9 quilos, 42 cm de comprimento, 25 cm de largura e 6 cm de espessura.

Nas laterais temos uma entrada HDMI, duas portas USB 3.0, combo de áudio (fone de ouvido e microfone) e também um leitor de cartões, o que é um ponto positivo para quem gosta de trabalhar diretamente com cartão de memória na hora de transferir fotos ou vídeos para o caderno.

Tela

Bem, se estamos falando de um notebook simples, podemos esperar uma tela simples, certo? Não! O K131 impressiona neste ponto e oferece uma tela melhor do que muitos notebooks de médio porte dos grandes fabricantes do mercado. Sua tela tem “apenas” 13,3 polegadas de comprimento, mas é equipada com tecnologia IPs e resolução Full HD para exibir imagens em alta definição.

(Foto: Reprodução/Qbex)

Essa é uma das principais vantagens deste aparelho, pois mesmo sendo muito simples, possui uma tela de boa qualidade. Você poderá assistir seus vídeos, séries, filmes ou até mesmo videoaulas (caso use para estudar) em alta resolução. A tecnologia IPs também ajuda a ter imagens com melhor visualização, cores mais vivas e maior clareza.

Teclado, touchpad e som

Por ser um modelo mais compacto, não foi possível inserir um teclado numérico dedicado, o que pode ser um problema para algumas pessoas que precisam desse recurso, pois utilizam números com mais frequência. O fabricante enfatiza a ergonomia ao digitar neste notebook, com teclas programáveis ​​que respondem bem aos comandos.

(Foto: Reprodução/Qbex)

Seu touchpad segue o padrão de qualquer notebook básico, possuindo um bom tamanho, mecânica e click touch. O fabricante não informa se tem suporte para a função multigestos do Windows.

Qbex não oferece nenhuma informação sobre seu áudio, então não sabemos quantos alto-falantes possui, quão potente é e se possui recursos ou certificações especiais para melhorar o som. Por segurança, use sempre um fone de ouvido, principalmente considerando que esse modelo é mais básico.

Hardware e desempenho

O K131 tem um processador Apollo Lane N3350 da Intel. É um modelo dual-core com clock base de 1,1 GHz, mas pode chegar a 2,4 GHz com a tecnologia turbo da empresa. Esta é uma opção muito simples, por isso este computador é voltado para uso simples, como navegação na web, consumo de vídeo ou até mesmo o uso de editores de texto. Se você tem um uso “mais pesado” disso, recomendamos modelos com processadores mais potentes.

Este notebook tem apenas 2 GB de RAM e o fabricante não dá nenhuma informação sobre as possibilidades de expansão. A única coisa que sabemos é que sua memória está soldada na placa, então não é possível trocá-la.

Agora temos boas e más notícias no mesmo componente. A boa notícia é que ele possui armazenamento SSD, portanto, mesmo com um processador básico, pode oferecer uma boa experiência no uso diário. A má notícia é que esse SSD tem apenas 32GB, então o ideal aqui é você mudar para o armazenamento em nuvem, pois é muito fácil lotar a memória, dado o espaço que o Windows 10 e os programas vão usar.

Assim como no caso da RAM, mesmo o fabricante não informa sobre a possibilidade de atualização do SSD, mas procurando algumas informações na internet descobrimos que é possível trocar seu SSD por um de até 512 GB. Recomenda-se instalar um de pelo menos 128 GB para que o notebook não tenha problemas de falta de espaço.

Bateria

O Qbex K131 tem uma bateria de 4.500mAh, que é uma capacidade um pouco menor que os concorrentes por ser menor em tamanho. A fabricante não informa a duração da bateria e não encontramos nenhum comentário de consumidores que já adquiriram o aparelho para buscar informações sobre a duração.

Conclusão: O Qbex K131 vale a pena?

É claro que o K131 é feito para um uso muito simples, pois sua ficha técnica é muito simples. Porém, a presença do SSD o torna um bom aparelho para isso, com navegação rápida em tarefas mais leves. Além disso, não podemos esquecer de sua tela Full HD, que é o grande destaque aqui.

Se você quer gastar pouco mais de R$ 1.000 em um bom aparelho para assistir vídeos e filmes, usar navegação na web ou programas muito leves, o K131 é uma boa opção. Nossa principal recomendação é para estudantes, que precisam de um notebook para editores de texto ou visualização de documentos, mas não podem gastar muito.

Similar Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.