Os 10 melhores SSDs para comprar em 2022

Quando se trata de atualizar seu computador, uma das partes que funciona melhor é adicionar um SSD. À medida que os preços caem, esses itens estão se tornando populares e indispensáveis ​​em qualquer máquina, devido à diferença de desempenho que podem causar.

Os SSDs são até 10 vezes mais rápidos que um HD normal porque usam memória flash e suas informações são gravadas por meio de cargas elétricas. Esta é uma grande vantagem sobre os HDDs, que usam tecnologias magnéticas ou ópticas. Como as velocidades de leitura e transmissão de um SSD são extremamente superiores, você notará a diferença em qualquer tarefa que precise ler e gravar dados. Mesmo quando você liga seu computador, você pode ver o impacto que eles causam, com tempos de inicialização reduzidos em até 5x.

Com um SSD você obtém mais velocidades de gravação, mais velocidades de leitura, menos ruído (já que não possuem mecanismos físicos, são silenciosos), mais resistência a quedas ou batidas e economia de energia. Veja algumas dicas para escolher o melhor modelo:

Ao escolher um SSD, você deve prestar atenção em alguns pontos:

  • Capacidade: Este é um fator totalmente pessoal, mas se você não tem dinheiro para investir em grande capacidade, pode usar o armazenamento híbrido, que consiste em usar um SSD e um HD trabalhando juntos. Dessa forma, você instala o sistema e os programas no SSD e usa o HDD para armazenamento em massa de arquivos.
  • Conexão: Os SSDs utilizam a porta SATA para se conectar à placa-mãe, a mesma utilizada pelo HDS. Mas você deve estar ciente de qual geração esta porta pertence. As portas SATA II atingem no máximo 3 GB / s, para limitar a velocidade do seu SSD. O recomendado é usá-lo nas portas SATA III, que rodam a 6GB/s. Você também pode escolher modelos que tenham a conexão M.2, que são menores e cabem diretamente em um slot na placa-mãe.
  • Desempenho: os fabricantes oferecem dados de leitura e gravação que o SSD em questão pode alcançar, portanto, sempre procure opções que tenham os números mais altos. É importante pesquisar vídeos de teste na internet para ver se a opção escolhida realmente cumpre o que promete.
  • Modelo NVMe: Os modelos NVMe possuem uma tecnologia diferente e podem atingir velocidades ainda maiores. Em alguns casos, esses SSDs são até 3x mais rápidos que um convencional, portanto, se sua placa-mãe ou notebook suportar essa tecnologia, não hesite em fazer o investimento.

Sem mais delongas, vamos às nossas diretrizes:

1º – SSD Kingston

Se você procura um SSD muito durável, a Kingston é uma ótima opção. Além de ser muito resistente a quedas, a fabricante promete uma vida útil de até 1 milhão de horas neste produto. Este SSD possui um controlador de última geração para leitura e escrita, atingindo até 500MB/s de leitura e 350Mb/s de escrita. Recomenda-se usá-lo em uma porta SATA 3.0 (6Gb/s), mas também é compatível com SATA 2.0 (3Gb/s). Este modelo está disponível em 240 e 480 GB de memória.

  • Armazenamento: 120, 240 ou 480 GB
  • Velocidade de leitura: 500 MB/s
  • Velocidade de gravação: 350Mb/s

2º – SanDisk SSD PLUS

Uma das marcas mais conhecidas para este segmento. A SanDisk chega ao mercado com SSD PLUS, que apresenta velocidades de leitura e gravação de até 530 MB/s. É até 10 vezes mais rápido que um disco rígido padrão, além de ser robusto e silencioso. O desempenho do seu computador terá uma grande atualização com este artigo. Você pode usar o software da empresa, Sandisk SSD Dashboard, que oferece ferramentas de monitoramento de desempenho do sistema operacional e alguns recursos de segurança. Pode ser encontrado em capacidades de 120, 240 e 480GB.

  • Armazenamento: 120, 240 ou 480 GB
  • Velocidade de leitura: 530Mb/s
  • Velocidade de gravação: 440Mb/s

3º – SSD Western Digital Green

Para baixo consumo de energia, os SSDs WD Green são uma ótima opção. É leve, compacto e tem uma boa taxa de bits, com 545 Mb/s em leitura e 465 Mb/s em escrita. O fabricante também oferece software para uso em conjunto com seus produtos, WD SSD Dashboard e Acronis. Com eles, você pode monitorar o desempenho do computador, a integridade do SSD, copiar unidades e muito mais. Outra vantagem é que você pode encontrar uma versão M.2 deste SSD.

  • Armazenar:
  • Velocidade de leitura: 545Mb/s
  • Velocidade de gravação: 465Mb/s

4º – SSD Barracuda Seagate

O Seagate Barracuda já é bastante conhecido no negócio tradicional de HDD e também está presente no negócio de SSD. Você pode escolher entre opções com 250 ou 500 Gb de memória interna, com até 560Mb/s em escrita e 540Mb/s em leitura. É compatível com Sata 3 (6Gb/s) ou 2 (3Gb/s) e possui tecnologia 3D Nand. A construção deste SSD é bem feita e promete uma boa vida útil do produto.

  • Armazenamento: 250 ou 500 GB
  • Velocidade de leitura: 560Mb/s
  • Velocidade de gravação: 540Mb/s

5º – SSD Crucial BX500

Um bom SSD para quem procura algo barato é o BX500 da Crucial. Está disponível em duas capacidades de armazenamento diferentes, 240 Gb e 480 Gb. Eles estão no formato de 2,5 polegadas e atingem 540 Mb/s em leitura e 500 Mb/s em escrita. A empresa ajuda na instalação com tutoriais em vídeo e software de clonagem, tudo para tornar a tarefa bastante simples.

  • Armazenamento: 240 ou 480 GB
  • Velocidade de leitura: 540 Mb/s
  • Velocidade de gravação: 500 Mb/s

6º – SSD 120 GB S600 Sata III 3D Nand

A HP também entrou no negócio de SSD e criou o S600. Utiliza a tecnologia 3D NAND e um algoritmo que equilibra o desgaste do produto para que ele dure o maior tempo possível. A empresa promete até 2 milhões de horas de vida neste SSD. Este modelo atinge até 500 Mb/s na escrita e 520 Mb/s na leitura. Seu corpo é todo em metal, o que auxilia na dissipação de calor e também aumenta sua durabilidade. É recomendado para computadores HP para total compatibilidade com HPdst.exe (ambiente de pré-instalação de software HP).

  • Armazenamento: 120, 240 ou 500 GB
  • Velocidade de leitura: 520Mb/s
  • Velocidade de gravação: 500Mb/s

7º – SSD A1000 NVMe PCIe M.2

O A1000 é uma das referências quando se trata de SSDs NVME M2. Tem três modelos, um com 240Gb, outro com 480Gb e por fim o maior, com 960GB de memória interna. Por ser um modelo no formato M.2, você terá mais velocidade de leitura e throughput, mas cuidado se sua placa-mãe, seja desktop ou notebook, tiver suporte para esse tipo de SSD. Sua velocidade de leitura varia entre os diferentes modelos, mas no mais simples você obterá 1500 Mb/s em leitura e 800 Mb/s em escrita.

  • Armazenamento: 240, 480 ou 960 GB.
  • Velocidade de leitura: 1500 Mb/s (modelo básico)
  • Velocidade de gravação: 800 Mb/s (modelo básico)

8º – SSD Gamer Hyperx Fury 960Gb 2.5 RGB Sata III

Você achou que o RGB não chegaria aos SSDs? A HyperX tem um modelo bem interessante para quem quer um SSD grande que ilumine ainda mais o seu computador gamer. Este modelo possui uma pequena faixa de luz com iluminação RGB e efeitos dinâmicos. Você pode configurá-lo a partir do software e sincronizá-lo com outros dispositivos em seu computador. O HyperX Fury tem uma média de 550 MB/s de leitura e 480 MB/s de gravação e está disponível em três tamanhos diferentes.

  • Armazenamento: 240, 480 ou 960 GB
  • Velocidade de leitura: 550 Mb/s
  • Velocidade de gravação: 480 Mb/s

9º – SSD WD Black Sn750 Nvme

A WD também se aventura em modelos M.2 Nvme. O Sn750 é para quem busca a melhor velocidade possível em um SSD e gosta da marca WD. As velocidades de leitura e gravação variam de acordo com a capacidade máxima do produto, que pode variar de 250 GB a 2 TB de memória. No entanto, se você pegar o modelo mais simples dessa faixa, obterá 3100 Mb/s de leitura e 1600 Mb/s de gravação. Você também pode optar por versões com ou sem dissipador de calor. Ao lado do SSD você pode usar o WD Black Dashboard, para monitorar e otimizar o desempenho em jogos, por exemplo, desabilitando as opções de economia de energia e deixando o SSD em sua velocidade máxima.

  • Armazenamento: 250 GB, 500 GB, 1 TB ou 2 TB
  • Velocidade de leitura: 3100 Mb/s (modelo básico)
  • Velocidade de gravação: 1600Mb/s (modelo básico)

10º – SSD Samsung 970 Evo M.2 PCIe Gen 3.0 NVMe

Se você está procurando ainda mais velocidade do que a oferta de SSDs normais, você terá que investir em um modelo M.2 NVMe. Um dos mais populares do mercado nesse segmento é o Samsung 970 Evo. Você pode escolher entre opções de armazenamento interno de 250 ou 500 GB, com gravação de até 1500 Mb/s e leitura de 3400 Mb/s. Possui a tecnologia Intelligent TurboWrite, que aumenta o desempenho dos jogos e também melhora os trabalhos de edição de gráficos, por exemplo. Este SSD possui software de monitoramento de temperatura para minimizar quedas de desempenho, gerenciamento de disco, monitoramento de desempenho de disco, atualização e muito mais.

  • Armazenamento: 250 ou 500 GB
  • Velocidade de leitura: 3400 Mb/s
  • Velocidade de gravação: 1500 Mb/s

Conclusões

Algumas pessoas dizem que usar um SSD é um caminho sem volta, que depois de tê-lo pela primeira vez você nunca mais quer voltar ao HD normal. A diferença entre os dois tipos de armazenamento é bastante grande, por isso é difícil para uma pessoa que usa um SSD voltar apenas para HD, por melhor que seja.

Você está de olho em outros produtos relacionados a computadores? Então dê uma olhada em algumas de nossas seleções. Existem mouses para jogos, teclados, fones de ouvido, impressoras, monitores e muito mais.

Similar Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.