Os 9 melhores monitores ultrawide para comprar em 2021

Os monitores ultrawide estão cada vez mais populares no mercado e ganhando muitos fãs com esse novo “formato” de tela. Este tipo de monitor tem uma relação de aspecto diferente dos normais, que é chamado por muitos de “proporção de cinema”, por ser muito semelhante aos que encontramos nos cinemas. Essa proporção é 21: 9, o que deixa o monitor um pouco mais “picante” que o convencional.

Por que aderir a um monitor ultrawide?

Como essa proporção aumenta o espaço horizontal, é possível ter mais produtividade principalmente para quem precisa de uma tela extra para trabalhar. Com esse tipo de proporção, você pode abrir vários programas na mesma tela, sem ficar sem espaço. Muitos desses monitores já possuem software próprio para isso, onde você pode dividir a tela em até 14 modos diferentes. Para quem edita vídeos, por exemplo, é uma grande ajuda, pois você pode ter uma timeline gigante e evitar trocar de tela indefinidamente. Mesmo para quem procura um setup com mais de um monitor é legal, pois estes costumam ter limites bem pequenos já pensando nesse aspecto.

Como escolher um bom monitor ultrawide?

A classificação dos monitores ultrawide na hora de escolher não é muito diferente dos convencionais, então fique de olho nos seguintes pontos:

Resolução:

Existem três resoluções ideais para monitores gamer hoje que são Full HD, 2k e 4k. Quanto maior a resolução, melhor a qualidade da imagem. O mais comum é o Full HD por dois motivos: o preço e a compatibilidade com o computador. Os monitores 2K ou 4K são mais caros, mas têm uma qualidade de imagem muito superior. Para quem trabalha com edição, eles são os mais recomendados.

Qualidade de cor, brilho e contraste – isso é muito importante principalmente para quem trabalha diretamente com imagens ou vídeos. Você tem cores fiéis, bom brilho e contraste é fundamental para o seu resultado final. Muitos monitores possuem recursos como HDR, que potencializam esses pontos. Você pode obter mais informações técnicas sobre o sistema de cores, taxa de brilho e outros pontos entrando na página do fabricante.

Dimensões:

O tamanho da tela é um fator muito pessoal e também depende do seu ambiente de trabalho. Geralmente a maioria das pessoas prefere uma tela maior para ter mais espaço de visualização, mas para quem está no meio do caminho um monitor de 27 polegadas pode ser sua melhor aposta.

Tempo de resposta:

Este é o tempo que leva para o monitor alterar a cor dos pixels. Quando esse tempo for muito alto, você poderá notar “traços” na tela (chamados Ghosting). Esse valor é medido em milissegundos, portanto, quanto menor o tempo, melhor a resposta. Como dissemos no início deste artigo, se você deseja um monitor apenas para trabalho não precisa se preocupar muito com esse valor, mas se tiver a possibilidade de obter um modelo com o menor tempo possível.

Taxa de atualização:

Isso mostrará quantas imagens o monitor poderá exibir por segundo. Essa taxa é medida em Hertz, e quanto maior, melhor para o seu monitor. Essas medições podem variar de 60 a 244Hz, mas geralmente em monitores comuns essa taxa não é muito alta, pois não influencia diretamente na maioria das atividades para as quais são propostas.

Tecnologias adicionais:

Os monitores podem ter alguns recursos e tecnologias adicionais, como G-Sync ou Freesync. São tecnologias que estão presentes em diferentes monitores gamers e permitem que eles trabalhem em sincronia com a placa de vídeo, adaptando o desempenho e proporcionando maior fluidez na sincronização de imagens, acabando com problemas como input lag (input lag), tearing ) e gagueira (queda de FPS da placa de vídeo). Alguns recursos, como Flicker-Free e Bluelightshield, ajudam a reduzir a tensão visual que você obtém quando passa horas na frente do computador.

Agora que você sabe o que procurar em um monitor, vamos para nossas diretrizes:

1º – LG 25UM58

Para quem procura um monitor ultrawide mais barato, o LG 25UM58 é um dos mais recomendados. é um dos poucos que custa menos de 700 reais e ainda tem especificações bem interessantes. Voltado para o público gamer, ele possui tela de 25 polegadas, com painel IPS e resolução Full HD. Ele vem com recursos como Split Screen 2.0, para que você possa dividir a tela em diferentes atividades, controle OnScreen para facilitar a configuração de todos os seus parâmetros orientados ao jogo e recursos como modos predefinidos, estabilizador preto e Dynamic Action Sync. Este monitor tem um tempo de resposta de 5ms e taxa de atualização de 60Hz.

  • Tamanho da tela: 25 polegadas
  • Resolução: FullHD
  • Tempo de resposta: 5ms
  • Taxa de atualização: 60 a 75Hz
  • Funções adicionais: controle na tela, tela dividida 2.0, modo de jogo, estabilizador preto, sincronização de ação dinâmica

2º – LG 29UM69G

Se você deseja um modelo um pouco maior que o acima, ainda dentro da categoria de produtos gamer, o 29UM69G-B pode ser uma ótima escolha. Tem apenas 1ms de tempo de resposta, taxa de atualização de 75Hz e tecnologias como AMD Freesync, Black Stabilizer, Gamer Modes, Flicker Safe, OnScreen, SplitScreen e outros. Este monitor possui alto-falantes, então você não precisa se preocupar com os alto-falantes no início. Sua tela é de 29 polegadas, com painel de IPs e qualidade Full HD.

  • Tamanho da tela: 29 polegadas
  • Resolução: FullHD
  • Tempo decorrido: 1 ms
  • Taxa de atualização: 75Hz
  • Recursos adicionais: controle na tela, tela dividida 2.0, modo de jogo, estabilizador preto, sincronização de ação dinâmica, som integrado

3º – LG 29” UltraWide LED IPS Full HD 29WK500

Também de 29 polegadas, este monitor não atrai os jogadores e, portanto, possui uma tela um pouco melhor que a mencionada anteriormente da mesma marca no que diz respeito à fidelidade de cores. Isso ocorre porque atinge 99% de fidelidade de cores sRGB, o que é uma precisão muito boa. Seu painel é IPs e possui resolução Ultrawide Full HD. Seu design também é mais elegante que o modelo gamer da marca, além de ter ajustes mais ergonômicos. Embora não seja voltado para o público gamer, ele conta com a tecnologia AMD FreeSync, que sincroniza a placa de vídeo com o monitor. Tecnologias como OnScreen Control e SplitScreen estão disponíveis aqui, tudo para aumentar sua produtividade. Este modelo tem um tempo de resposta de 5ms e uma taxa de atualização de 75Hz.

  • Tamanho da tela: 29 polegadas
  • Resolução: FullHD
  • Tempo de resposta: 5ms
  • Taxa de atualização: 60Hz
  • Funções adicionais: controle de tela, divisão de tela 2, ajuste de ângulo, tecnologia MAXXAUDIO

4º – Monitor para PC Full HD UltraWide LG LED IPS 29” – 29WK600

Este monitor é muito semelhante ao já mencionado nesta lista, 29WK500-P, muitas pessoas tendem a confundi-los, e olhar suas especificações é um mal-entendido normal. Isso ocorre porque o tamanho da tela, o tipo de painel, a resolução são todos iguais. Recursos adicionais como AMD FreeSync, OnScreen Control, Split Screen também foram mantidos, mas as diferenças estão na taxa de brilho e na função HDR10. Enquanto o 29WK500-P tem 250 cd/m² de brilho, este tem 300 cd/m². Outra característica muito importante aqui é que temos o HDR10, que deixa a qualidade da imagem e as cores mais vivas, recurso que pode beneficiar muito quem trabalha com edição de fotos e vídeos. Como essa linha é mais voltada para uso profissional e consumo de mídia, essas são diferenças bastante relevantes. Seu preço é um pouco mais alto, portanto, se esses parâmetros forem ainda mais bons para você, vale a pena pagar um pouco mais.

  • Tamanho da tela: 29 polegadas
  • Resolução: FullHD
  • Tempo decorrido: 5 ms
  • Taxa de atualização: 75hz
  • Outras características: controle de tela, divisão de tela 2, ajuste de ângulo, tecnologia MAXXAUDIO, HDR10

5º – LG 34UC79-G

Você gosta de monitores ultrawide? Então dá uma olhada nesse da LG, que além de ter a tela nessa proporção, também é curvada. É uma tela IPS de 34 polegadas com resolução Full HD! Possui tecnologia FreeSync para melhorar o desempenho dos jogos, 144Hz e motion blur de apenas 1ms, recurso que ajusta a iluminação do painel. As tecnologias Dynamic Action Sync e Black Stabilizer também são apresentadas aqui. Você pode ativar modos pré-definidos em diferentes tipos de jogos, seja FPS, RTS, MODa ou outros. Para entusiastas de FPS, você também pode usar a função Crosshair para alterar o tipo de visor usado.

  • Tamanho da tela: 34 polegadas
  • Resolução: FullHD
  • Tempo de resposta: 1 ms motion blur
  • Taxa de atualização: 144Hz
  • Recursos adicionais: FreeSync, Black Equalizer, Dynamic Action Sync, configuração CrossHair, modos de jogo predefinidos

6º – Samsung LC34F791WQLXZD Monitor LED 34″ Ultrawide Curvo, Branco

A tecnologia de tela curva tende a andar de mãos dadas com os modelos ultrawide, como é o caso deste da Samsung. São 34 polegadas, tela de painel VA e curvatura 1500R. Com este monitor você pode abusar da multitarefa e colocar várias telas espalhadas, não precisando ter dois monitores. O Picture in Picture permite redimensionar uma segunda imagem para cobrir até 25% da tela e colocá-la onde quiser. Tem uma resolução de 3440 x 1440, que é mais que o dobro do Full HD. Suas cores são muito vivas graças à tecnologia de pontos quânticos, e possui taxa de atualização de 100 Hz, tempo de resposta de 4 ms e tecnologia AMD FreeSync.

  • Tamanho da tela: 34 polegadas
  • Resolução: WQHD
  • Tempo decorrido: 4 ms
  • Taxa de atualização: 100Hz
  • Outros recursos: Picture-by-Picture, Picture-in-Picture, Flicker Free, Eye Saver Mode, AMD FreeSync, alto-falantes integrados

7º – Monitor Dell UltraSharp de 34″ Curvo com USB-C U3419W

Se você gosta de produtos Dell e está procurando um monitor ultrawide, o Ultrasharp é uma ótima escolha. A empresa promete uma experiência imersiva, graças à combinação de um modelo ultrawide e uma tela curva, melhorando o campo de visão do usuário sem que ele faça muito esforço. Sua tela é de 34 polegadas, LED e com resolução WQHD (3440 x 1440). Esse modelo é ótimo para quem trabalha com edição de imagem ou vídeo, pois possui uma fidelidade de cores incrível, abrangendo até 1074 bilhões de cores. Possui vários conectores USB, incluindo Tipo-C, downstream (com função de carregamento), upstream. Além disso, há também um Displayport 1.2.

  • Tamanho da tela: 34 polegadas
  • Resolução: WQHD
  • Tempo decorrido: 8 ms
  • Taxa de atualização: Não informado
  • Recursos adicionais: Picture-by-Picture, Picture-in-Picture, Dell Display Manager, Easy Arranger

8º – Monitor Profesional Curvo UltraWide, ViewSonic, VP3881, USB Tipo C, 38″

Para quem trabalha com edição de imagem ou vídeo e precisa de cores extremamente fiéis, esse monitor ViewSonic é uma ótima opção! Este é um modelo curvo Ultra-Wide com 38 polegadas, então você poderá abusar da multitela neste modelo. Sua resolução é 4K e a fidelidade de cores é impressionante, com função de uniformidade de cores, precisão delta E <2. Possui seu próprio hardware de calibração de cores e várias opções de configuração. Este modelo possui portas USB 3.1, Tipo C, DisplayPort e HDMI. Com bordas bem minimalistas, facilita a montagem de um setup com mais de um monitor para o trabalho. Ele pode ser ajustado de várias maneiras e não há necessidade de se preocupar com os alto-falantes, pois possui saídas de áudio muito fiéis. O VP3881 tem taxa de atualização de 60Hz e tempo de resposta de 5ms.

  • Tamanho da tela: 38 polegadas
  • Resolução: 4K
  • Tempo decorrido: 5 ms
  • Taxa de atualização: 60Hz
  • Funções adicionais: Flicker-Free, ViewSplit

9º – Asus ROG Swift LED 34″ Ultrawide Curvo – PG348Q

Para os jogadores que procuram modelos ultrawide muito poderosos, o Asus ROG Swift não pode passar despercebido. Não é exagero chamar esse monitor de monstro (no bom sentido) e você já pode vê-lo apenas em sua aparência. Possui um design bastante agressivo, como proposto pela linha, com a chamada “armadura ROG”, que possui combinação de cores em titânio, cobre plasma e efeito de iluminação com LED integrado. As especificações também impressionam, tem tela curva de 34 polegadas, com resolução QHD (3440×1440) e painel IPS, que cobre 100% das cores sRGB. Tecnologias como Flicker Free e Low Blue Light também estão presentes para diminuir a fadiga após longos períodos em frente a este monitor. Seu tempo de resposta é de 5ms e sua taxa de atualização é de 100Hz. Para gamers de plantão, possui modos pré-programados para diversos tipos de jogos, tecnologia de sincronização de placa de vídeo e monitor, seleção de temperatura de cor, Trace Free e outras configurações.

  • Tamanho da tela: 34 polegadas
  • Resolução: QHD
  • Tempo decorrido: 5 ms
  • Taxa de atualização: 100Hz
  • Outros recursos: sem cintilação, G-Sync, sem rastreamento, modo de jogo, seleção de temperatura, sem cintilação, luz azul baixa

Conclusões

Se você deseja aumentar sua produtividade ou ter uma nova experiência de usuário sem necessariamente ter duas telas, os monitores ultrawide são a solução para seus problemas. Seja para trabalho ou lazer, o mercado está cheio de modelos para todos os gostos (e bolsos).

Você também pode conferir nossas sugestões de monitores voltados para o trabalho, ou opções voltadas para gamers!

O que achou das nossas sugestões? Deixe-nos saber nos comentários!

Similar Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.