Review JBL Quantum 200: modelo certo para quem não quer gastar tanto

A JBL é uma fabricante de acessórios de áudio já famosa no mercado, e com o crescimento do segmento de periféricos gamer, é claro que ela não iria ficar de fora. Em 2020 a  empresa lançou a linha JBL Quantum, com vários headsets voltados para jogos. Um dos mais acessíveis é o JBL Quantum 200, um modelo que foca em entregar o “básico” com boa qualidade.

O Manual da Compra teve a oportunidade de ter o JBL Quantum 200 em mãos e preparou um review completo para te mostrar seus principais pontos positivos e negativos. Avaliamos sua estrutura, conforto, qualidade de som e microfone, e o resultado você confere logo abaixo!

Folha de dados JBL Quantum 200:

  • Tipo: Acima da orelha
  • Acionamento: 50 mm
  • Impedância: 32 Ω
  • Resposta de Frequência: 20Hz a 20KHz
  • Fio: 1,2 metros com plugue de 3,5 mm + extensão Y de 1,5 metros
  • Microfone: Maleável com sistema Flip to Mute
  • Construção: Todo em plástico
  • 7.1 Surround: Não
  • Peso: 245 gramas
  • Compatível com: PCs, telefones celulares e consoles

JBL Quantum 200: Design e conforto

O JBL Quantum 200 tem um design relativamente simples. (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

A primeira coisa que ouvi quando coloquei as mãos no JBL Quantum 200 é que parece ser um fone de ouvido frágil. Claro, muitos podem argumentar que isso é o que se espera de um modelo de entrada, mas testei muitos fones de ouvido na mesma faixa de preço que têm uma melhor sensação de durabilidade. Isso porque sua estrutura é toda plástica, inclusive a haste do regulador.

Esteticamente não chama a atenção. As conchas possuem detalhes texturizados na lateral ao lado do logo da JBL, e suas “bordas” possuem acabamento em preto piano, que é super liso e brilhante. Embora seja bonito, não acho prático, pois é super fácil deixar impressões digitais. (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

O fabricante destaca as “almofadas de memória” da JBL Quantum 200, e elas são realmente muito confortáveis. Com o ajuste na haste, adapta-se facilmente a diferentes tamanhos de cabeça e aperta apenas o necessário para ficar parado. A parte da haste que entra em contato com a cabeça tem uma espuma coberta com tecido, enquanto as conchas são cobertas com um couro sintético que tende a esquentar após longas horas de uso.

A JBL Quantum 200 possui conchas revestidas em couro sintético. (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

Vale ressaltar que as conchas giram 90°, facilitando deixar a JBL Quantum 200 no pescoço enquanto não estiver em uso. O único atalho que tem é uma roda de volume que fica bem ao lado do shell esquerdo.

O único “atalho” do JBL Quantum 200 é a rodinha reguladora de volume. (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

JBL Quantum 200: Áudio

O JBL Quantum 200 possui áudio que tende a priorizar os graves. (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

O JBL Quantum 200 tem um som que tende a priorizar os graves, algo que já é uma assinatura da JBL. No entanto, as frequências são equilibradas a ponto de os graves não ofuscarem os outros, então o áudio é nítido e de boa qualidade. Como muitos fones de ouvido de entrada, se você aumentar o volume no máximo, o som tem alguma distorção, mas isso dificilmente é necessário, pois o Quantum 200 tem um bom volume.

Mesmo sendo um modelo de som estéreo, os fones JBL dão ao usuário uma noção bem fiel de espaço sonoro, o que é ótimo para quem curte jogos de tiro, por exemplo, pois você poderá saber exatamente de onde vêm os passos ou tiros do inimigo . Alguns concorrentes estão apostando no Surround 7.1 para melhorar isso, mas para ser justo em muitos fones de ouvido testei esse recurso parecia mais um eco adicionado do que um som realmente tridimensional, então nem falta no JBL Quantum 200.

JBL Quantum 200: Fio e conectividade

Os fones de ouvido gamer JBL vêm com um plug P2 banhado a ouro e um adaptador Y. (Foto: divulgação/manual de compra)

O JBL Quantum 200 possui um fio muito fino que é entrelaçado, o que teoricamente o torna mais durável. Eu estava um pouco cauteloso com este, porque o cabo é realmente muito fino, mas não fizemos testes de resistência para provar sua durabilidade.

O cabo principal é de 1,2 metros e plugue unificado P2 de 3,5 mm, que possui áudio e microfone em um. A empresa envia um cabo de 1,5 metro com extensor em Y para fones de ouvido para uso em computadores que possuem entradas separadas de áudio e microfone.

JBL Quantum 200: Microfone

Basta levantar o microfone para silenciar o som. (Foto: divulgação/manual de compra)

Os Headphones Gamer da JBL possuem um microfone multidirecional integrado ao sistema Flip to Mute, ou seja, basta colocá-lo e ele será silenciado automaticamente. Você saberá quando o recurso foi ativado quando um snap for feito. O microfone é flexível, por isso é fácil ajustá-lo a diferentes ângulos.

A qualidade do JBL Quantum 200 é boa o suficiente para ser usado em jogos e ligações com amigos sem problemas. O microfone faz um bom filtro de ruído, e como tem aquela espuma na ponta, consegue evitar estouros de áudio mesmo quando está bem próximo da boca. Mude um pouco o tom de voz, nada que seja um problema para os tipos de uso citados acima.

Vale a pena comprar o JBL Quantum 200?

Este fone de ouvido não possui recursos extras, mas talvez seja a melhor maneira de mantê-lo a um bom preço, e convenhamos, se se trata de ter um “bônus de mais ou menos” com um valor mais alto, é melhor não tê-lo . O Quantum 200 acaba faltando um pouco em sua qualidade de construção, mas pelo menos isso não é um problema que interfira no conforto, basta ter mais cuidado para que ele dure mais.

Para quem está com orçamento limitado e procura um bom headset gamer de nível básico, o JBL Quantum 200 é uma excelente opção. Satisfaz bem a proposta deste segmento e oferece o “básico” de um fone de ouvido para gamers: conforto, boa qualidade de áudio e microfone com som nítido. Considerando sua faixa de preço, sim, é um modelo a considerar.

Prós
  • É barato
  • Confortável
  • Som acima da média para a categoria
  • Microfone de boa qualidade
  • Plugues banhados a ouro
  • É um fone de ouvido versátil





Contras
  • Sem recursos extras
  • Toda a construção de plástico
  • Fio muito fino


Gostou da ideia da linha JBL Quantum? Dê uma olhada nas análises que preparamos de outros modelos da marca:

  • JBL Quantum 100 – O modelo básico da marca
  • JBL Quantum 300 – Um fone de ouvido básico com surround
  • JBL Quantum 600 – O headset para jogos sem fio do fabricante

Similar Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.