Review JBL Quantum 100: Leia a análise completa!

Até 2020 a JBL estava fora do mercado de headsets para jogos, mas quando chegou “quebrou a porta”. A empresa lançou a linha Quantum, que tem modelos para todos os orçamentos. O JBL Quantum 100 é o mais simples deles, indicado para aqueles consumidores que procuram um headset básico para jogos casuais.

O JBL Quantum 100 oferece o “básico” de um headset gamer, mas com a já conhecida qualidade de áudio do fabricante. É um fone de ouvido confortável, oferece som de qualidade, possui microfone destacável e é compatível com diversos dispositivos. No entanto, tem desvantagens que podem afastar alguns consumidores. Falaremos sobre isso mais tarde em nossa revisão.

Veja abaixo a análise completa que o Manual de Compras preparou para o JBL Quantum 100.

  • Tipo: Acima da orelha
  • Acionamento: 40 mm dinâmico
  • Impedância: 32 Ω
  • Resposta de Frequência: 20Hz a 20KHz
  • Fio: Conexão para fio P2 de 3,5 mm
  • Microfone: Direcional e destacável
  • Construção: Estrutura de alumínio, peças de plástico, conchas de espuma de memória e estofamento de couro sintético
  • Peso: 220 gramas
  • Compatível com: PC, MAC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series S/X e smartphone

Design

Design do JBL Quantum 100. (Foto: Reprodução/Manual de Compra)

O JBL Quantum 100 é o modelo mais simples da linha de fones gamer da JBL, então seu design acaba passando praticamente despercebido. Isso não é uma coisa ruim, pois não é um fone de ouvido ruim, mas se você espera luzes, cores extravagantes e formas “diferentes”, esse fone de ouvido é tudo menos isso. Sua estrutura é de alumínio, mas todas as partes externas são de plástico e sem muitos detalhes.

Os únicos detalhes do Quantum 100 estão na lateral das conchas (logo JBL em alto relevo) e na parte superior da concha (nome JBL). Falando da haste, a desta tampa é toda de borracha, com uma espuma na parte que entra em contato com a cabeça. As conchas são cobertas com couro sintético e preenchidas com uma espuma de memória, cujo objetivo é se moldar rapidamente ao ouvido.

Conchas JBL Quantum 100. (Foto: Reprodução/Manual de Compra)

Vale ressaltar que suas conchas giram 90°, portanto, em momentos em que você não estiver ouvindo música, poderá deixar o fone de ouvido no pescoço confortavelmente. O Quantum 100 possui uma “roda” para controlar o volume na lateral, além de um botão para silenciar o microfone, que é destacável.

Il JBL Quantum 100 ruota i gusci di 90°. (Foto: Manuale di riproduzione/acquisto)

L’auricolare è comodo, ma con il tempo comincia a schiacciare un po’ la testa. Durante i nostri test, non ha causato disagio anche dopo ore di utilizzo. Ha regolazioni di taglia e i rivestimenti del guscio sono morbidi, oltre a non scaldare l’orecchio dopo qualche tempo.

Quello che ci preoccupa è che le parti esterne sembrano essere fatte di una plastica economica, e si rompono continuamente. Abbiamo avuto questo stesso problema quando abbiamo provato il JBL Quantum 300, che è il modello intermedio della linea.

Áudio

JBL Quantum 100. (Foto: Divulgação/JBL)

A JBL informa que o Quantum 100 possui drivers de 40 mm, impedância de 32 Ohm e resposta de frequência variando de 20Hz a 20kHz. Ele oferece um áudio bem balanceado, o que é bom, pois mesmo que nenhuma frequência se destaque, também não notamos falta de graves, médios ou agudos. Seu áudio não é impressionante, mas também não decepciona, especialmente considerando que é um fone de ouvido básico.

O que notamos como ponto positivo é sua boa capacidade de som estéreo, que consegue localizar bem os objetos e dar uma boa noção de espaço ao usuário. Embora não tenha surround nativo, é compatível com o som surround do Windows. Nos jogos, principalmente FPS, é possível sentir essa boa percepção do campo, possibilitando distinguir de onde vêm os passos ou chutes.

Fio e conector

Plugue JBL Quantum 100 de 3,5 mm. (Foto: Reprodução/Manual de Compras)

Este fone de ouvido possui um cabo não destacável de 1,2 metros de comprimento. Ele é trançado e aparenta ser forte, o que é ótimo para quem tem o hábito de parafusar o cabo em alguns lugares na hora de levantar. O conector é de 3,5mm e é combo de áudio, ou seja, é o mesmo plug para som e microfone.

O ponto positivo é que o fone de ouvido é compatível com diversos dispositivos, sendo eles: PC, notebook, celular, Xbox One, Xbox Series S/X, Playstation 4, Playstation 5, Mac e VR (realidade virtual). No entanto, se o seu computador tiver apenas entradas separadas para fone de ouvido e microfone, você precisará investir em um adaptador.

Microfone

Microfone JBL Quantum 100 (desmontável). (Foto: Reprodução/Manual de Compra)

Conforme mencionado no tópico de design, o microfone do JBL Quantum 100 é destacável, para que você possa usá-lo como fone de ouvido quando não estiver se comunicando com ninguém. O suporte do microfone é flexível, por isso é fácil ajustá-lo em um bom ângulo na hora de fazer chamadas com amigos ou jogar jogos com bate-papo por voz.

A qualidade do microfone impressionou nos testes. Esperávamos que o JBL Quantum 100 fosse um fone de ouvido de entrada, poderia ter distorção da minha voz ou até chiado de fundo, mas o microfone conseguiu isolar bem e manter o tom da minha voz natural, sem modificação ou som brusco. Mesmo em ambientes com ruído de fundo, o outro lado da conversa poderá ouvir sua voz com clareza.

Conclusão: vale a pena comprar o JBL Quantum 100?

O JBL Quantum 100 gosta de conforto, mas falta um pouco na construção, mesmo sendo um headset de entrada. Seu som é balanceado e consegue entregar todas as frequências com qualidade decente, com destaque para o estéreo, que funciona muito bem mesmo. O fato de ser compatível é ótimo, mas lembre-se do adaptador caso seu computador tenha entradas separadas de 3,5 mm para som e microfone.

Falando em microfone, o JBL Quantum 100 impressionou nesse aspecto. Não esperávamos uma boa comunicação com ele, mas o isolamento de ruído e a clareza da voz são bem feitos aqui.

Sempre ao revisar um fone de ouvido a primeira coisa que pensamos é no seu preço e no que ele tem (ou não tem) obrigação de fornecer esse valor. Felizmente, o JBL Quantum 100 é um modelo que cumpre seu papel e oferece boa qualidade para um fone de ouvido de entrada, sendo considerado um dos melhores fones de ouvido em sua faixa de preço.

Similar Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.