Review HyperX Cloud Alpha S: Leia a análise completa!

O HyperX Cloud Alpha S é um dos fones premium da HyperX, indicado para aqueles consumidores que buscam os melhores produtos da marca. O modelo traz a qualidade de construção e conforto que já é conhecido da empresa, mas também investe em boa sonoridade, sistema surround 7.1 e também mecanismo de “chaves” para entrada de ar, que altera o som de forma “analógica”.

Esses são apenas alguns dos recursos que o HyperX Cloud Alpha S possui. O Manual do Comprador teve a oportunidade de ter o fone de ouvido em mãos e preparou uma resenha bem completa para mostrar a vocês todos os pontos positivos e negativos desse modelo. Veja abaixo sua ficha técnica:

  • Tipo: Acima da orelha
  • Acionamento: 50 mm dinâmico com câmara dupla
  • Impedância: 65 Ω
  • Resposta de Frequência: 13Hz a 27KHz
  • Fio: Conexão para fio P2 de 3,5 mm e cartão USB
  • Microfone: destacável com cancelamento de ruído
  • Construção: estrutura de alumínio, conchas de espuma de memória e forro de couro sintético
  • 7.1 Surround: Sim
  • Peso: 321 gramas
  • Compatível com: PC, PS4, PS4 Pro, Xbox One, Nintendo Switch e smartphone
Conteúdo que vem na caixa do HyperX Cloud Alpha S. (Foto: Reprodução/Manual da Compra)

Design

Projeto HyperX Cloud Alpha S. (Foto: Reprodução / HyperX)

Esteticamente falando, o HyperX Cloud Alpha S não é muito diferente dos demais modelos da fabricante. A versão que testamos é a “Blackout Edition”, então nem os detalhes coloridos que ela possui, o que pode ser um ponto negativo para alguns consumidores que gostam de cores que contrastam com o preto.

Sua estrutura é toda em alumínio maleável, chegando ao ponto em que é possível “torcer” o fone de ouvido. Claro, não há necessidade de fazer isso, mas é uma boa indicação de que o quadro é forte e flexível, cabendo facilmente cabeças maiores sem apertá-las. Sua haste é ajustável em altura e é toda revestida em couro sintético, com estofamento de espuma de memória.

Estrutura de alumínio maleável do HyperX Cloud Alpha S. (Foto: Reprodução/Manual de Compra)

Possui dois pares de conchas, um revestido em couro sintético e outro em tecido, ambos preenchidos com espuma de memória. Este material pode se moldar rapidamente ao ouvido do usuário sem apertar ou exercer muita pressão. O fato de a empresa enviar dois pares diferentes de conchas dá ao usuário a opção de escolher qual deles mais gosta, ou mesmo usá-los em diferentes épocas do ano.

Conchas revestidas em couro sintético e tecido. (Foto: Reprodução/Manual de Compras)

Desde o início você pode ver o quanto é confortável, justamente pela facilidade de se “modelar” na cabeça de quem está usando. Estamos usando há várias horas e não sentimos nenhum sinal de desconforto, orelhas quentes ou qualquer outra situação que possa incomodar.

O HyperX Cloud Alpha S possui um microfone e cabo destacáveis. (Foto: Reprodução/Manual de Compras)

Tanto o microfone quanto o fio são removíveis, por isso é fácil levá-lo a qualquer lugar sem danificar esses componentes. Ele não possui botões no próprio fone de ouvido, mas possui alguns botões de controle de pressão do ar, que servem para tornar a música mais profunda ou mais alta. Falaremos mais sobre isso no próximo tópico.

Qualidade de áudio

Sistema de câmera dupla HyperX Cloud Alpha S. (Foto: Reprodução / HyperX)

O HyperX Cloud Alpha S possui um ótimo palco sonoro e frequências bem definidas. Não é um daqueles fones que se destacam em algo específico, por exemplo os graves, mas consegue entregar todas as frequências balanceadas e com ótima qualidade. Isso acontece graças ao sistema de driver de câmara dupla, que faz com que sejam afinados separadamente, sem deixar que um se sobreponha ao outro.

Para usar a função 7.1 você precisa ter fones de ouvido conectados à caixa DSP, que também é responsável por toda a qualidade do som que falamos anteriormente. Se você usá-lo sem a caixa, terá um som “ok”, mas nada que se aproxime do áudio real que o Cloud Alpha S pode entregar. A função surround é muito interessante, sendo melhor utilizada em jogos, que são o foco deste fone de ouvido.

Com o 7.1 ativado, todo o palco sonoro é aprimorado e você realmente se sente no jogo graças ao efeito tridimensional fornecido. Em jogos FPS, por exemplo, você pode ouvir claramente os passos e de onde eles vêm, ou até mesmo os tiros sendo feitos longe do personagem. Usar o recurso na música serve mais para aumentar a frequência do que para criar uma experiência verdadeiramente imersiva.

Posizioni degli interruttori che controllano la presa d’aria sulla HyperX Cloud Alpha S. (Foto: Manuale di riproduzione/acquisto)

Come abbiamo parlato nell’argomento del design, ha due tasti di controllo dell’aria, uno dei quali si trova in una custodia a conchiglia. Hanno tre diverse posizioni: completamente chiusa, “mezza aperta” e completamente aperta. Con essi completamente aperti, i bassi risaltano; al centro, l’audio è equilibrato; con essi tutti chiusi, i bassi sono molto leggeri. L’idea è quella di creare un sistema di controllo analogico basato sulla presa d’aria, che è molto cool, ma non è in tutti i momenti che si può notare la differenza.

È Plug and Play, che è buono, ma non ha un software per poter cambiare le loro equalizzazioni. Non che l’equalizzazione della scheda DSP sia male, ma è bello avere il controllo sulle frequenze e definire quali dovrebbero essere evidenti in momenti diversi. Se la HyperX Cloud Alpha S aveva un software per questo, anche con varie equalizzazioni già preimpostate, certamente aggiungerebbe più per la cuffia.

Fio e placa DSP

Cabos HyperX Cloud Alpha S. (Foto: Reprodução/Manual de Compra)

O HyperX Cloud Alpha S basicamente possui dois fios, um com plugue de 3,5 mm que se conecta nele e outro com plugue USB e cartão DSP, onde o usuário conecta o fio principal. É um sistema utilizado por muitas empresas para dar mais versatilidade aos fones de ouvido, já que com o plugue de 3,5 mm, você pode utilizá-lo em celulares, consoles, notebooks, entre outros dispositivos com entrada, enquanto o com USB é usado no computador.

O problema aqui é que os fones não possuem botões no fio principal ou no próprio aparelho, então o consumidor acaba ficando à mercê do cartão DSP para ter esses atalhos. Às vezes você usa com seu celular, por exemplo, terá que realizar ações como alterar o volume, ligar e desligar o microfone no próprio aparelho.

Placa DSP HyperX Cloud Alpha S. (Foto: Reprodução/Manual de Compra)

O cartão DSP tem seis botões de atalho, além de um “clip”, para que você possa colocá-lo em algum lugar. O botão principal é ativar e desativar o 7.1 Surround, com uma luz indicando se o recurso está ativado ou desativado. Na lateral temos um botão para silenciar o microfone, que também possui um LED para indicar seu status. Ainda temos dois botões para alterar o volume do áudio, um para dar mais ganho no áudio do jogo e outro para aumentar o som das conversas.

Os dois últimos mencionados são simbolizados por ícones de controle de bate-papo e videogame e são muito práticos. A ideia é diminuir o som do jogo e aumentar o som da comunicação, e vice-versa, de forma rápida e prática. Eles funcionam bem, mas talvez ter mais controle sobre o microfone fosse uma opção melhor. Não leve isso como um ponto negativo, é apenas uma opinião pessoal de atalhos que podem ser ainda mais úteis.

Microfone

O HyperX Cloud Alpha S possui um microfone maleável e destacável. (Foto: Reprodução/Manual de Compra)

O microfone dos fones é destacável, o que é ótimo! Você pode usá-lo em locais públicos como um fone de ouvido convencional e, às vezes, quando estiver usando o fone de ouvido em seu PC e não precisar do microfone, basta removê-lo e deixá-lo armazenado. O eixo do microfone é muito maleável, para que você possa ajustá-lo à distância que deseja do seu rosto, bem como ao seu formato.

A qualidade é muito boa e oferece comunicação clara e sem ruídos, sendo suficiente para se comunicar dentro de jogos, ou até mesmo participar de alguma reunião no trabalho. Para uso mais “profissional”, como gravação de vídeos ou streaming, ele também segura a barra, mas logo você sentirá a necessidade de comprar um microfone externo.

Atalho para silenciar o microfone no HyperX Cloud Alpha S. (Foto: Reprodução/Manual de Compra)

Uma característica interessante do microfone é que você pode testar como está sua voz graças ao sistema de feedback. Basta pressionar o botão mudo por cinco segundos e, após dois bipes, tudo o que você falar será transmitido para o fone de ouvido. Para voltar ao modo normal, basta repetir o processo.

Conclusão

O HyperX Cloud Alpha S está longe de ser “barato”, mas seu propósito não é ser barato, nem “conveniente”. É um modelo que está começando a entrar no mercado premium e tem muitas características que o justificam. Sua construção é impecável e o conforto é de longe o maior diferencial deste produto. Você pode passar horas e horas no seu PC e não sentirá dor ou desconforto em sua cabeça.

O áudio também impressiona, com um bom palco sonoro e frequências balanceadas. O destaque é a função 7.1 Surround, que realmente faz a diferença nos jogos e deixa a experiência de jogo ainda melhor. Não podemos deixar de citar o mecanismo de alavanca para mudar o som de acordo com a entrada de ar, que é algo muito fresco e diferenciado adotado pela HyperX.

Os pontos negativos são a falta de software para maior controle sobre os equalizadores, além de hotkeys que só estão disponíveis na placa DSP, mas são coisas que são “relevantes” para todos os pontos positivos. Se você está procurando um bom fone de ouvido para jogos e está disposto a pagar um pouco mais, o HyperX Cloud Alpha S não irá decepcionar!

Similar Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.