Análise Corsair HS60 Pro: Vale a pena?

Revisão do Corsair HS60 Pro: vale a pena?
A Corsair é uma das maiores fabricantes de periféricos do mundo, e possui diversos produtos diferentes. Entre eles temos o HS60 Pro, que é um dos fones de ouvido intermediários mais vendidos no mercado brasileiro. É uma ótima opção para aqueles consumidores que desejam um produto com qualidade acima da média, mas não querem gastar tanto em modelos avançados.

O HS60 Pro tem uma boa construção, é confortável e oferece ótima qualidade de áudio. Também se destaca por possuir som Surround 7.1, microfone destacável e compatibilidade com o programa iCUE, podendo ter sua equalização configurada como o usuário desejar.

Quer saber mais sobre este aparelho? Dê uma olhada na revisão completa que postamos sobre ele.

Dados técnicos do Corsair HS60 Pro:

  • Tipo: Acima da orelha
  • Acionamento: 50 mm
  • Impedância: 32 Ω
  • Resposta de Frequência: 20Hz a 20KHz
  • Fiação: cabo de conexão P2 3,5 mm e cartão USB
  • Microfone: destacável com cancelamento de ruído
  • Construção: estrutura de alumínio, conchas com espuma viscoelástica
  • 7.1 Surround: Sim
  • Peso: 300 gramas
  • Compatível com: PC, PS4, PS4 Pro, Xbox One, Nintendo Switch e smartphone

Design e conforto

(Foto: Divulgação/Corsair)

O HS60 Pro é um headset com um design minimalista e bonito. Possui grandes conchas com textura “grade” nas laterais e o logotipo da empresa no centro, além de alguns pequenos detalhes em amarelo (ou prata dependendo da versão adquirida), que contrastam com o preto. Toda a sua estrutura é feita de alumínio e dá uma boa sensação de resistência, enquanto as peças de acabamento são feitas com um plástico rígido.

(Foto: Bruno Rodrigues / Manual de compra)

Sua haste possui forro em couro sintético e detalhes “entrelaçados” em amarelo, combinando com os que aparecem na lateral de cada concha. Além de ser muito confortável, possui ajuste de tamanho, para que o usuário possa escolher entre quatro “alturas” diferentes. Ele tende a ser um fone de ouvido muito versátil, que ficará bem em diferentes cabeças.

(Foto: Bruno Rodrigues / Manual de compra)

As conchas têm uma espuma viscoelástica, um material muito macio que se adapta ao seu ouvido rapidamente, não muito apertado, mas também não muito “solto”. Não senti nenhum desconforto, mesmo usando o dia todo sem descanso, e o bom é que também não senti as orelhas quentes (e moro em Goiás).

O isolamento passivo que ele faz é bom, então pequenos ruídos de fundo, conversas rolando pela casa, entre outros sons podem ser facilmente bloqueados pela construção do próprio fone de ouvido.

(Foto: Bruno Rodrigues / Manual de compra)

Na concha esquerda está a “roda” para alterar o volume, e o botão para deixar o microfone mudo. Ao pressioná-lo, você ouve um “clique” e ele permanece profundo, para que você saiba quando o microfone está mudo ou não. Na mesma concha temos o cabo do fone de ouvido (que não é removível) e a entrada do microfone, esta sim destacável.

(Foto: Bruno Rodrigues / Manual de compra)

O fato do microfone ser destacável torna o HS60 Pro muito prático, pois pode ser usado na rua, na estrada ou em qualquer local público, como se fosse um fone de ouvido convencional.

Qualidade do áudio

(Foto: Divulgação/Corsair)

O HS60 Pro usa dois drivers de 50 mm que oferecem áudio potente e de qualidade. Você pode ouvir sons com definição, incluindo detalhes que podem fazer a diferença em um jogo. Os graves são bem controlados e não engolem outras frequências, enquanto os médios e agudos são a quantidade certa de suavidade. É um ótimo fone de ouvido para aprimorar sua experiência de jogo e aumentar seu desempenho em títulos competitivos, cujo áudio pode determinar seu sucesso ou fracasso em uma partida.

Se você não gosta da equalização padrão, pode alterá-la através do software iCUE, a interface para controlar todos os periféricos Corsair. Aqui você pode definir frequências ou escolher perfis pré-determinados, como Bass Boost (graves mais potentes), Cinema (EQ para filmes), FPS Competition (adaptar EQ para jogos FPS), entre outros modos. Através do software, você também pode selecionar se deseja os fones de ouvido no modo estéreo ou surround 7.1.

(Foto: Bruno Rodrigues / Manual de compra)

O Surround 7.1 dá um acento nas frequências, e a ideia é deixar o áudio mais imersivo para o usuário, deixando-o mais imerso no jogo, filme ou música que está ouvindo. Não consegui ouvir melhorias significativas além desse “aumento” nas frequências, portanto, embora seja um recurso interessante, o som estéreo do HS60 Pro já é bom o suficiente para que essa tecnologia não seja o ponto principal do dispositivo.

Fio e adaptador 7.1

Foto: Bruno Rodrigues / Manual de Compra)

Este fone de ouvido possui um cabo de 1,8 metros, que como destacamos no tópico de design, não é removível. Ele possui um plugue de três pinos de 3,5 mm, que já é o áudio e o microfone em uma combinação. Você pode usar o HS60 Pro em celulares, notebooks, computadores e qualquer outro aparelho que tenha a entrada para esse plug, o que é muito bom.

Para usar a função 7.1, você precisa conectá-lo a um adaptador USB, cuja saída é um plugue USB. Infelizmente, ele só funciona no PC, portanto, ao usar fones de ouvido nos consoles, o áudio fica no modo estéreo. A Corsair ressalta que pode ser usado no Xbox One, PS4, PS4 Pro e Nintendo Switch.

Microfone

(Foto: Bruno Rodrigues / Manual da Compra)

O microfone é destacável e tem redução de ruído, e certificação Discord para mostrar que a qualidade é muito boa. O áudio sai muito limpo e consigo me comunicar perfeitamente em jogos ou reuniões, além de poder deixar exatamente onde quero, tem boa flexibilidade.

Se você for gravar vídeo usando o microfone de áudio, terá boa qualidade, mas em nível “amador”. É uma boa configuração para começar, mas com o tempo acho que o usuário sentirá a necessidade de comprar um microfone externo dedicado.

Uma dica que dou é usar a espuma que vem na caixa, aquela que cabe na ponta do microfone. Devido à sua sensibilidade, é muito fácil para o microfone captar a respiração do usuário também, então essa espuma suavizará isso.

Conclusão

O HS60 Pro é um bom fone de ouvido intermediário e traz uma construção de qualidade que parece ser durável. Sua ergonomia também é um ponto forte, para que o usuário possa utilizá-lo por longas horas sem dor de cabeça.

A qualidade do som agrada, pois suaviza bem os detalhes, tanto nas explosões quanto nos sons de luz como os passos dos personagens. Porém, a função Surround 7.1 acaba sendo algo quase “inútil”, já que o áudio não muda muito com ela ativada. Ter um software para ajustar a equalização é um ponto positivo, pois não deixa o consumidor à mercê da fábrica de equalização.

O microfone cumpre bem sua função e entrega um som limpo e bem definido, podendo ser retirado dos fones, o que é uma vantagem para quem quer usá-los em público. No entanto, o software Corsair não oferece ajustes para o microfone, algo que também pode estar disponível. Se você procura um produto de qualidade intermediária, o Corsair HS60 Pro é uma excelente opção de compra.

Similar Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.