Análise do Gigabyte G27F: É bom?

A Gigabyte busca se consolidar no mercado de monitores gamer e uma de suas opções é o Gigabyte G27F, que é a opção “entrada” da fabricante. Ele oferece os principais recursos que os jogadores procuram em um monitor e ainda por cima alguns recursos “extras” para tentar se destacar da concorrência.

Possui 144 HZ, taxa de atualização de apenas 1 ms e suporte para tecnologias G-Sync e FreeSync. Além disso, o G27F também oferece boa qualidade de imagem, construção de qualidade e recursos extras na hora de fazer suas próprias configurações. Se você está interessado neste modelo, dê uma olhada no Manual by Buy review preparado sobre ele.

Folha de dados Gigabyte G27F:

  • Tamanho da tela: 27 polegadas
  • Tipo de tela: In Plane Switching (IPS)
  • Resolução: 1920 x 1080 (Full HD)
  • Proporção: 16: 9
  • Tempo decorrido: 1 ms
  • Taxa de atualização: 144Hz
  • Contraste: 1000: 1
  • Brilho: 300 cd/m
  • Alto-falantes: 2x2W
  • Suporte ajustável: inclinação e altura
  • Compatível com VESA: Sim
  • Portas: 2x HDMI 1.4, 1x Display Port 1.2, 2x USB 3.0, 1x saída de fone de ouvido
  • Cores: 125% sRGB e 95% DCI-P3
  • Compatibilidade: Windows (não compatível com MAC)
  • Recursos extras: G-Sync, FreeSync, Black Stabilizer, Blue Light Reduction, Flicker Free, OSD via mouse e teclado, configurações específicas do jogo
  • Peso: 6,5 kg (com base)
  • Dimensões (com base): 62 x 52 x 20 cm (largura x altura x profundidade)

Gigabyte G27F: Design e acabamento

Projeto Gigabyte G27F. (Foto: Divulgação/Gigabyte)

O Gigabyte G27F é o modelo básico da fabricante, portanto, espera-se que sua construção seja de plástico resistente, embora isso não seja informado nas especificações. Na frente tem bordas finas, com a parte de baixo um pouco mais grossa e com o nome da marca no centro, mas tudo bem discreto.

Parte traseira do Gigabyte G27F. (Foto: Divulgação/Gigabyte)

Sua base tem o formato de um V invertido e mais plano, que dá a sensação de estabilidade ao colocá-la sobre a mesa. A parte traseira desta base possui um pequeno “furo” para que o usuário possa passar os cabos necessários. A empresa ressalta que o monitor possui opções de ajuste de altura e inclinação.

Este monitor possui duas entradas HDMI 1.4, uma Display Port 1.2, duas USB 3.0 e uma saída de fone de ouvido. Se quiser, você ainda pode usar o áudio do próprio monitor, pois ele possui dois alto-falantes de 2W.

Entradas disponíveis no Gigabyte G27F. (Foto: Divulgação/Gigabyte)

Gigabyte G27F: Tela

O Gigabyte G27F tem resolução Full HD e 27 polegadas. (Foto: Divulgação/Gigabyte)

Este monitor possui tela de 27 polegadas, com resolução Full HD (1920 x 1080) e tecnologia IPS. Com isso, podemos esperar cores mais vivas e bom brilho, características que não “deformam” dependendo do ângulo de visão que o usuário está olhando. A desvantagem do IPS é que ele pode ter alguns tons e contraste pretos com aparência desbotada.

De acordo com a Gigabyte, o G27F cobre 125% do espectro de cores sRGB, bem como 95% do DCI-P3. Isso significa que é um bom monitor no que diz respeito à “fidelidade de cores”, por isso também pode ser utilizado por designers, editores de fotos, entre outras profissões que precisam dessa fidelidade.

Para evitar cansaço visual, possui redução de luz azul, certificada pela empresa TÜV Rheinland. O Gigabyte G27F também possui Flicker Free, recurso que reduz a “cintilação” da imagem, que também funciona em conjunto para que o usuário possa passar longas horas no PC sem ter dores de cabeça ou qualquer outro tipo de desconforto.

Gigabyte G27F: Desempenho em jogos

144 Hz e 60 Hz de diferença. (Foto: Divulgação/Gigabyte)

Apesar de ser o modelo básico da Gigabyte, o G27F tem um bom desempenho quando se trata de jogos, que é seu foco. A taxa de atualização é de 144 Hz, o que torna a imagem mais suave e “natural”. Esse recurso torna o monitor capaz de exibir mais imagens por segundo do que os modelos “convencionais”, evitando desfoque na tela e dando um melhor tempo de resposta para o jogador, ótimo para jogos online.

As telas IPS não são características por terem bons tempos de resposta, mas a Gigabyte oferece apenas 1ms de delay aqui, valor ideal para quem quer jogar em alto nível. O G27F também possui compatibilidade com as tecnologias FreeSync e G-Sync, que servem para sincronizar a taxa de atualização com o FPS da placa de vídeo, gerando um desempenho consistente no jogo, sem aqueles “jaggies” ou recortes de imagens.

Diferença de 1ms e 4ms. (Foto: Divulgação/Gigabyte)

O Gigabyte G27F tem ainda outros recursos para o gamer, como um modo que melhora a iluminação nos detalhes pretos da cena, personalização de “mira” em jogos FPS, ajuda no alinhamento de dois monitores, exibição de dados de hardware na tela (FPS, voltagem da CPU, velocidade do clock, uso do cartão), redução do efeito “blur” para auxiliar no direcionamento, entre outros.

Painel de configurações Gigabyte G27F. (Foto: Divulgação/Gigabyte)

Todas essas configurações podem ser feitas no próprio monitor, mas um recurso interessante é que ele permite usar o mouse e o teclado para navegar pelos menus, tornando esse trabalho mais rápido e prático.

O usuário pode definir diferentes perfis e salvá-los todos no próprio monitor, para que possa criar configurações para FPS e outros jogos para jogos MOBA, por exemplo, alternando-os dependendo do que jogar no momento.

Gigabyte G27F: Conclusão

Como já mencionamos algumas vezes, este modelo é o nível de entrada da Gigabyte, mas pode bater os intermediários de outras marcas. É bem construído e tem todos os recursos que um jogador precisa para jogar em alto nível. Com taxa de atualização de 144Hz e tempo de resposta de apenas 1ms, os usuários podem desfrutar de uma jogabilidade “suave” sem desvantagens diante dos inimigos.

Não podemos esquecer o fato de que além da resolução Full HD, possui um painel IPS que cobre 125% do espectro de cores SRTB e 95% do DCI-P3, portanto podemos esperar ótima qualidade de imagem, com fidelidade de cores e bom brilho . O Gigabyte G27F é um monitor seguro que oferece um pacote completo para o gamer.

Similar Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.