Análise do Acer RG241Y: Vale a pena?

Os monitores de 144Hz já estão se tornando a porta de entrada para quem procura modelos gamer, por isso os fabricantes estão investindo em modelos que possam ter essa taxa de atualização e sejam acessíveis. O Acer RG241Y é um grande exemplo disso e vem sendo elogiado pelos consumidores do mercado brasileiro.

Além da taxa de atualização, que vai até 165Hz, também possui tempo de resposta de apenas 1ms, tecnologia FreeSync e até a função HDR para melhorar a qualidade da imagem. Essas são apenas algumas características do Acer RG241Y, e se você quiser saber mais, dê uma olhada no review que preparamos sobre ele.

Folha de dados do Acer RG241Y:

  • Tamanho da tela: 23,8 polegadas
  • Tipo de tela: In Plane Switching (IPS)
  • Resolução: 1920 x 1080 (Full HD)
  • Proporção: 16: 9
  • Tempo decorrido: 1 ms
  • Taxa de atualização: 144Hz a 165Hz
  • Contraste: 1000: 1
  • Brilho: 250 cd/m
  • Alto-falantes: Não
  • Suporte ajustável: apenas inclinação
  • Compatível com VESA: Sim
  • Portas: 2x HDMI 2.0, 1x DisplayPort 1.2
  • Compatibilidade: Windows (não compatível com MAC)
  • Peso: 4,1 kg (com base)
  • Dimensões: 54cm x 41,9cm x 35,8cm (largura x altura x profundidade)

Acer RG241Y: Design e acabamento

(Foto: Divulgação/Acer)

Para este modelo a Acer optou por um design simples, que destaca as bordas muito finas do monitor. Você pode vê-lo nas laterais e na parte superior, onde a tela ocupa quase todo o espaço. Abaixo, a borda é um pouco mais grossa, mas nada por cima. O único detalhe na frente é o logotipo da Acer, que está escrito logo na borda inferior.

O Acer RG241Y possui uma base em forma de V invertido, o que lhe confere um visual mais “gamer”, mas sem exagerar. Este suporte é feito de alumínio e pode ser removido desparafusando a tampa traseira superior, de acordo com o suporte do próprio fabricante. O único ajuste que este monitor permite é a inclinação.

Olhando o Acer RG241Y de lado, podemos ver que ele continua muito fino e possui uma pequena “caixa” na parte inferior para colocar seus componentes eletrônicos. Na traseira, a Acer também optou por ir direto ao ponto, sem detalhes de design e com as entradas todas juntas.

Possui duas portas HDMI 2.0, uma DisplayPort 1.2 e uma saída de áudio P2, além de uma entrada para alimentação. Na parte traseira há também o botão para ligá-lo, que é um pequeno “joystick” que o usuário pode utilizar para navegar pelas opções de configuração do monitor.

Acer RG241Y: Tela

O Acer RG241Y possui uma tela Full HD com tecnologia HDR. (Foto: Divulgação/Acer)

O Acer RG241Y possui tela de 23,8 polegadas, com resolução Full HD (1920 x 1080) e tecnologia IPS. As vantagens de usar esta tecnologia é que o usuário tem uma imagem com cores mais vivas e que não são distorcidas dependendo do ângulo de visão que estão olhando. A desvantagem é que o contraste e os tons pretos podem parecer um pouco “desbotados”.

Para melhorar a qualidade da imagem, o monitor oferece a função HDR10, que deixa as cores ainda mais vivas, melhora o brilho e também tenta compensar um pouco a falta de contraste das telas IPS.

O monitor é equipado com a tecnologia Acer BlueShield, que reduz a emissão de luz azul em até 54%, e junto com o Acer ComfyView, a visualização fica mais confortável, principalmente para aqueles usuários que passam horas e horas na frente do PC.

A empresa também enfatiza o ajuste de cores de seis eixos, o que torna “várias telas” da mesma cor. É um ótimo recurso para profissionais que trabalham com edição de imagem ou vídeo e precisam de boa fidelidade de cores.

Acer RG241Y: Desempenho em jogos

O Acer RG241Y é um monitor de jogos de nível básico para quem procura 144hz. (Foto: Divulgação/Acer)

Este monitor foi feito pensando nos gamers, por isso possui diversos recursos para deixar o jogo ainda melhor. Vamos começar com sua taxa de atualização, 144Hz, mas pode chegar a 165Hz. Com ele, o usuário obtém uma imagem mais suave que atualiza mais rapidamente, o que é ótimo para jogos competitivos. Essa taxa evita o efeito “fantasma”, que é o desfoque que aparece em algumas cenas.

Embora as telas IPS não tenham bons tempos de resposta, esta em particular tem apenas 1 ms de atraso, que é o mais curto possível. Ao combinar lag praticamente inexistente e alta taxa de atualização, o jogador tem um tempo de resposta rápido no jogo competitivo.

Outra tecnologia interessante é o AMD Radeon Free Sync, que faz a placa gráfica e o monitor trabalharem juntos, oferecendo um FPS mais estável ao usuário. Esse recurso deixa a imagem mais suave e sem pequenos travamentos, mas para usar o recurso, a GPU também precisa ter a tecnologia.

Diferença de imagem com o FreeSync ligado e desligado. (Foto: Divulgação / AMD)

Você pode usar o recurso Game View para configurar todas as suas preferências no monitor, sejam cores, taxa de atualização do relógio, níveis de contraste, entre outros. O legal é que o usuário pode criar até três perfis diferentes, para que possa fazer diferentes configurações para diferentes jogos, e selecioná-los em segundos.

Acer RG241Y: Conclusão

O Acer RG241Y é uma das opções de “orçamento” para gamers que procuram monitores com pelo menos 144Hz. Ele oferece a base que todo jogador precisa para um bom desempenho em jogos: taxa de atualização “alta”, baixo tempo de resposta, FreeSync e boa qualidade de imagem.

Para que tenha esse preço “acessível”, a Acer acaba “cortando” alguns recursos que também estão nos modelos premium da marca. Os usuários podem estar perdendo portas USB e vários ajustes de ângulo do monitor, por exemplo. No entanto, por seu preço, você não pode esperar tantos recursos.

Se você está com pouco orçamento ou não quer investir muito dinheiro nos modelos mais caros do mercado, o Acer RG241Y é uma boa opção como porta de entrada para o mundo dos monitores gamer de 144Hz.

Similar Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.