Análise: Acer Aspire 3 – A315-54-54B1

Em análise: Acer Aspire 3 – A315-54-54B1
A Acer atualizou a linha Aspire 3 aqui no Brasil e lançou alguns modelos com processador intel de 10ª geração. Na prática, a mudança de processador é a mais relevante, além dos detalhes do projeto que também foram alterados. Hoje estaremos testando o Acer Aspire 3 (A315-54-54B1), que é o modelo voltado para quem tem um uso mais leve.

Ele possui um processador i5 de 10ª geração, além de 8 GB de RAM. Seu conjunto é complementado por um HD de 1 TB, tela de 15,6 polegadas e bateria com autonomia de até 7 horas, segundo a Acer. Vale a pena investir? É isso que vamos verificar agora!

Design

Esta versão do Aspire 3 tem poucas mudanças em sua aparência, mas segue a tendência de outras marcas de fornecer notebooks mais compactos, com melhor desempenho, mesmo em suas linhas mais “básicas”. Seu acabamento ainda é em plástico, mas agora com uma pintura “mais lisa” que as anteriores, ainda sem detalhes que chamem a atenção.

(Foto: Divulgação/Acer)

Na parte de trás temos a saída de ar e os alto-falantes, que para desgosto de muitos, ficam em um canto cujo som pode ser facilmente abafado. Esta parte também não tem acesso rápido a alguns componentes que facilitaram a atualização, mas ainda é muito fácil de fazer, considerando que a diferença é que agora você precisa pegar mais alguns parafusos e remover completamente a tampa.

Internamente segue a mesma tendência dos modelos anteriores, com um teclado bem “espaçoso” e um touchpad comum com a mesma cor de pintura. As bordas da tela são um pouco mais finas, mas isso não faz muita diferença.

A má notícia é que ainda não possui leitor de cartões, recurso que falta a muita gente. Além disso, possui também uma porta USB 3.1, duas portas USB 2.0, uma entrada HDMI, conector RJ-45 e combo de áudio (fone de ouvido e microfone). Nas ligações sem fios este Aspire 3 tem Wi-Fi e bluetooth 4.2.

Tela

Pouca novidade no design e menos ainda na tela, que continua igual aos modelos anteriores que são de entrada/intermediário. A tela do Acer Aspire 3 (A315-54-54B1) tem 15,6 polegadas e resolução HD, comum em notebooks básicos. A Acer enfatiza o uso da tecnologia Acer CineCrystal para otimizar o conforto e a qualidade da imagem, melhorando a cor e a curva de contraste.

(Foto: Divulgação/Acer)

Essa tecnologia também é responsável por emitir menos raios azuis para o usuário, o que é excelente porque reduz o cansaço quando você está usando o notebook por muitas horas.

Teclado, touchpad e desempenho

Seu teclado também não possui diferencial diante de outros modelos básicos, mas um ponto positivo é que as teclas não são “apertadas”, mesmo com a presença do teclado numérico dedicado. Isso proporciona um bom conforto ao digitar, para que você se acostume rapidamente. No entanto, a Acer continua a colocar o botão liga/desliga entre as teclas, o que muitos consumidores desprezam, pois é muito mais provável que se torne inutilizável devido a uma falha no teclado.

(Foto: Divulgação/Acer)

O touchpad também acaba sendo “mais do mesmo”. Tem o tamanho padrão, é uma peça e suporta os dois tipos de cliques: mecânico e tátil. A Acer não informa se suporta recursos multigestos, mas como esta é uma versão de 2020, é provável que sim.

Este Aspire 3 possui dois alto-falantes, mas por estarem localizados na parte inferior do aparelho, a experiência acaba não sendo nova. É muito fácil abafar o som que sai dele, principalmente se você estiver com o notebook no colo ou na cama, por exemplo. A qualidade do áudio é “ok”, mas para uma melhor qualidade de som, recomendamos o uso de fones de ouvido.

Hardware e desempenho

A grande vantagem dos modelos Aspire 3 lançados em 2020 é que eles vêm com processadores de última geração. Neste caso, temos um i5 10210U, um modelo quad-core com frequência base de 1,6 GHz, mas que pode chegar a 4,2 GHz com a tecnologia turbo da Intel. A empresa também faz uso de um recurso que dobra o número de threads por núcleo, o que ajuda na hora de entregar um bom desempenho.

Porém, mesmo com 8GB de RAM, esse notebook é destinado a quem vai realizar tarefas simples, como usar editores de texto, navegar na internet, assistir vídeos do Youtube, ou até mesmo estudar. Em aplicativos mais pesados, deve ter alguns problemas de travamento, pois nem sequer possui uma placa de vídeo dedicada.

Tem uma memória de 1 TB em formato HD. O espaço é suficiente para a maioria dos usuários, mas esse tipo de disco limita o desempenho do notebook por ter uma baixa taxa de transferência de dados. Recomendamos que você instale um SSD, para que você veja seu dispositivo “voar” em termos de desempenho.

Atualizar este notebook é fácil porque ele possui um slot dedicado para SSDs M.2 NVMe, o mais rápido da geração, portanto não há necessidade de remover o disco rígido para fazer a instalação. A memória também pode ser atualizada, pois suporta até 20 GB.

Bateria

A bateria dos modelos anteriores também foi mantida. De acordo com a Acer, ele pode fornecer até 7 horas de duração da bateria em uso moderado, o que significa atividade mais básica e brilho controlado. É um excelente momento para quem não quer ficar perto da tomada o dia todo. Possui três células de bateria, com 37Wh e um carregador de 65W.

Conclusão: O Acer Aspire 3 (A315-54-54B1) vale a pena?

Não há dúvidas de que o Acer Aspire 3 A315-54-54B1 é um bom notebook para quem procura um modelo um pouco mais básico. Possui processador de última geração, é compacto, possui boa duração de bateria entre outros recursos que são muito úteis. Está custando em torno de US$ 3.324, o que não é tão alto considerando que todos os aparelhos tiveram aumentos em seus preços, mas dependendo do seu uso, a própria marca tem outras opções.

Se você não está interessado em ter o processador de 10ª geração, pode dar uma olhada no Aspire 3 A315-42G-R6FZ, que custa apenas um pouco mais, mas tem uma placa de vídeo dedicada.

Similar Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.